A publicação conta com dois volumes: um textual, dividido em 7 capítulos, criado de forma não cronológica, possibilitando uma leitura autônoma de suas partes; e um de imagens, que apresenta recortes de jornais, fotos antigas e contemporâneas, revelando a historicidade do Complexo Pequeno Príncipe. É de autoria de Geslline Giovana Braga e conta com prefácio de José Álvaro da Silva Carneiro.
“Cem Anos de um Hospital de Crianças” apresenta, a partir do percurso do Hospital Pequeno Príncipe, os caminhos da Pediatria no Brasil e no Paraná, a trajetória das agremiações femininas no início do século XX, os rumos da humanização nos cuidados com a saúde, as relações entre saúde e tecnologia, questões sobre participação social e, ainda, revela os passos futuros do Hospital.
Os capítulos são permeados por situações e frases do personagem Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, que inspirou o nome do Hospital e aparecem nos dois volumes com ludicidade, recheando o leitor com imagens poéticas relacionadas às histórias do Complexo.
A narrativa das memórias do Complexo se confunde com a história de Curitiba. Passado, presente e futuro convivem na região central da capital paranaense, onde está o prédio de reconhecido valor histórico do antigo Hospital de Crianças, juntamente com os outros edifícios que compõem a instituição – hoje, Complexo Pequeno Príncipe, formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, pelas Faculdades Pequeno Príncipe e pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.
O projeto Cem Anos de Um Hospital de Crianças foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, e conta com patrocínio de CarePlus, Caminhos do Paraná, Guararapes, Kuhn, Nipponflex, SIL Cabos, Agrosul Catarinense, Fermac, Linea Verde, PASA, Razera, PM.
A segunda Edição do Livro Cem Anos de um Hospital de Crianças trouxe para o público, além da reimpressão da obra, sua tradução para o inglês e a realização de uma vídeo-palestra com a autora sobre o processo de pesquisa e escrita e sobre as possibilidades de uso do livro como recurso didático. O projeto foi também viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e contou com o patrocínio de Facchini, ExxonMobil, Ciss, Tintas Alessi, Razac Trading, Andorinha Hiper Center, Petslife e Serdia.